05 Julho - 2022

OAB/MA REÚNE-SE COM SSP/MA PARA CONHECER AS ATUALIZAÇÕES DO APLICATIVO SALVE-MARIA MARANHÃO

Para contribuir com o fortalecimento da rede de proteção à mulher, a OAB Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada e da vice-presidente da Seccional, Tatiana Costa, foi convidada para uma reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado a fim de discutir e sugerir melhorias no processo de atualização do aplicativo "Salve-Maria Maranhão". O convite para a parceria foi feito pelo Corregedor-Geral da SSP/MA, Kelson Castelo.

Na ocasião, foi apresentado o planejamento de atualização da plataforma de denúncias, que deverá ser finalizada até o fim do mês de julho. O sistema de rastreamento foi aperfeiçoado para permitir que, apenas pressionando um botão, mulheres vítimas de violência e com medidas protetivas possam informar sobre alguma situação de perigo. Deste modo, a viatura mais próxima será acionada, fazendo a identificação da mulher e da localização dela em tempo real, inclusive se houver deslocamento, por meio do sistema de GPS do celular.

“As atualizações do aplicativo Salve-Maria Maranhão vêm para causar maior apoio às mulheres vítimas de violência, incluindo casos de urgência e denúncias. O papel da OAB, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, é caminhar ao lado das instituições para que, juntos, possamos potencializar a rede de proteção à mulher”, expressou a vice-presidente da Seccional, Tatiana Costa.

Ao longo do encontro, as representantes da Ordem deram sugestões pertinentes para facilitar o manuseio do aplicativo. A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves, destacou a importância da ampliação desse atendimento para outros municípios.

"Pretendemos fazer um alinhamento de divulgação sobre até onde chega o rastreamento do aplicativo, pois quanto mais lugares esse rastreamento chegar, mais mulheres serão atendidas", expressou a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves.

Atualmente, o rastreio compreende a região metropolitana de São Luís e as cidades de Imperatriz, Timon, Caxias, Pedreiras, Trizidela do Vale e Açailândia.

As instituições alinharam uma parceria para ampliar a divulgação do aplicativo em todo Estado no próximo mês de agosto, aproveitando a campanha do Agosto Lilás, realizada em todas as Subseções da OAB/MA.

Além do acompanhamento em tempo real, o aplicativo inclui a possibilidade da mulher registrar foto, é o que explica o Corregedor-Geral da SSP/MA, Kelson Castelo. “Ao apertar o botão de denúncia, o aplicativo fará o rastreamento e toda a localização da mulher será acompanhada em tempo real. Outra ferramenta que será utilizada na atualização é a permissão de colocar fotos, facilitando ainda mais a localização”, detalhou o Corregedor.

O delegado Dicival Gonçalves agradeceu o apoio da OAB para fortalecer a defesa das mulheres. “A OAB tem suas prerrogativas em defesa da cidadania. E nós, enquanto Sistema de Segurança Pública, agradecemos a atenção da OAB em poder contribuir com esse atendimento de qualidade às mulheres vítimas de agressões”, comunicou o delegado Dicival Gonçalves.

Estiveram presentes na reunião, a vice-presidente da Seccional, Tatiana Costa; a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves, e a Coordenadora Geral da Comissão, Rhayna Saraiva. Representando a Secretaria, estiveram: o Corregedor-Geral da SSP/MA, Kelson Castelo; o delegado e Coordenador do projeto Pacto da Paz, Dicival Gonçalves; e o Supervisor de Informática, Jonathan Ferreira.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.