01 Julho - 2021

POR MAIS DIGNIDADE E CONFORTO PARA A ADVOCACIA CRIMINAL DE TIMON, OAB/MA E OAB/PI ENTREGAM SALA DA ADVOCACIA LOCALIZADA NA UPR DO MUNICÍPIO

O dia de ontem, 30/06, foi marcado por uma grande conquista da advocacia criminal de Timon, que conta, a partir de agora, com mais um espaço de apoio para seu exercício profissional. É que a OAB Maranhão, por meio da Subseção de Timon, e em parceria com a OAB Piauí, entregaram a Sala da Advocacia “Iglésia Alves da Costa e Sousa”, localizada na Unidade Prisional de Ressocialização - UPR de Timon - MA.

Com a entrega da sala, advogadas e advogados criminais do município de Timon e região têm a seu dispor a estrutura necessária para atender seus clientes com privacidade e conforto, de acordo com as premissas da advocacia, garantindo boas condições de trabalho para a Classe, além da preservação de suas prerrogativas e mais ferramentas para desenvolver seu mister da melhor forma.

O novo espaço, equipado com computador, impressora, mesa, cadeiras, ar condicionado e todo o material de apoio para a advocacia da região, é uma reivindicação antiga da Subseção de Timon. Por isso, ao longo do evento, a presidente da Subseção, Fernanda Castro, ressaltou a importância do suporte da Ordem para a advocacia no atual momento de crise e agradeceu todo o apoio prestado pela Diretoria e Conselho da OAB Subseção de Timon, assim como pelas Seccionais Maranhense e Piauiense na concretização desse projeto.

“A esperada vitória nesse embate reafirma a vocação da Ordem dos Advogados do Brasil de continuar sendo, como já disse Godofredo da Silva Telles, a trincheira na defesa dos interesses da sociedade. Nada mais justo com a advocacia do que prover esse espaço, pois, definitivamente – por força de lei e, mais que isso, por força da história da OAB de Timon, com a ajuda dos nossos Presidentes Seccionais, Thiago Diaz e Celso Barros, hoje essa é uma data histórica, pois concluímos neste dia a entrega integral de todas as salas de OAB que compreendem a competência da OAB Subseção de Timon, das 3 Comarcas de nossa abrangência, Timon, Parnarama e Matões. Ações estas dignificam a história da Ordem dos Advogados do Brasil”, expressou Fernanda Castro.

A advogada fez ainda um agradecimento especial aos diretores-tesoureiros das Seccionais, Kaio Saraiva, da OAB/MA, e Einstein Sepúlveda, da OAB/PI, que responderam de forma positiva e rápida ao anseio da advocacia timonense.

“Grande parceria entre a OAB Maranhão e OAB Piauí em busca de melhorias para o exercício profissional da advocacia criminal de Timon e de toda a região. Essa ação reflete o compromisso da Ordem com a Classe e prova que a Casa, mesmo em momentos de crise, não para de oferecer condições para o exercício pleno da profissão”, pontuou Kaio Saraiva.

O Diretor-Tesoureiro da Seccional, Einstein Sepúlveda, também ressaltou o valor do espaço para as advogadas e advogados de Timon, sobretudo, a importância da parceria entre as Seccionais do Piauí e Maranhão, ao tempo em que relembrou a trajetória do homenageado Iglésia Alves da Costa e Sousa.

O homenageado da solenidade, Iglesia Alves da Costa e Sousa, falecido em 2020 vítima da Covid-19, esteve representado por sua esposa e viúva, Joelma Silva e suas filhas, Kailany Sousa e Keliany Sousa. Iglesia era advogado militante da comarca de Timon e agente comunitário de saúde. Ele deixou seu legado de doação ao próximo e exemplo de humildade e perseverança. Seu trabalho, junto a pessoas carentes e necessitadas dos direitos básicos, é uma lição de que o olhar da lei deve estar voltado para aqueles que mais necessitam.

Estiveram presentes na solenidade, a presidente da Subseção de Timon, Fernanda Castro; o Diretor-Tesoureiro da OAB MA, Kaio Saraiva; o Diretor-Tesoureiro da Seccional do Piauí, Einstein Sepúlveda; os diretores da Subseção da OAB de Timon, Rafael Milhomem (Vice-Presidente) e Saraesse Lima (Tesoureira); os Conselheiros Seccionais da OAB MA, Assis Filho e Amanda Waquim; a Presidente da Comissão Jovem Advocacia, Patrícia Santos; a Vice-Presidente CEADE e membro da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB de Timon, Kennia Caldas; o Diretor da Penitenciária, Dourado; os familiares do homenageado, Joelma Sousa (esposa), Kailany Sousa e Keliany Sousa (filhas) e Maria do Socorro (irmã), além da Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Alberina da Silva e demais advogados e advogadas da região.