01 Julho - 2022

REDE SE FORMA NO MARANHÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Debates, apresentação de dados, conscientização e visibilidade são algumas das ferramentas que estarão presentes na audiência pública “Violência contra a pessoa idosa no Estado do Maranhão”.
A atividade, que acontece no próximo dia 05 de julho, a partir das 8h30, no auditório da OAB/MA, mobilizará instituições como Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, a Defensoria Pública do Estado, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção contra a Pessoa Idosa, o RENADI-MA (a Rede Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa no Estado do Maranhão) Governo do Maranhão e Ministério Público Estadual.

De acordo com a presidente da Comissão Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Déborah Porto Cartágenes, a ação integra ainda o Junho Violeta, que visa chamar a atenção da sociedade para um problema recorrente: a violência contra pessoas idosas. “A audiência vai reforçar a campanha ‘Viver sem Violência é o nosso ideal!’, que tem por objetivo alertar e conscientizar todos sobre o combate a essas práticas abusivas, que muitas vezes acontecem dentro de casa e são cometidas por familiares”, destacou Déborah Cartágenes.

Durante a audiência pública serão apresentados dados de um projeto de pesquisa desenvolvido por docentes do Curso de Enfermagem da UFMA (São Luís e Pinheiro), com alunos de iniciação científica e pós-graduação da UFMA em parceria com o CIAPVI/DPE. O estudo, sob a coordenação do Prof. Rafael de Abreu Lima DEENF/CCBS/UFMA, tem como objetivo geral analisar o perfil epidemiológico dos casos registrados e a distribuição temporal da violência em idosos no estado do Maranhão.

Foram selecionadas 5.743 fichas de atendimento de todos os casos de violência contra a pessoa idosa ocorridos no Estado e registrados no Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPVI) e no setor da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), no período de 2015 a 2020.

Os dados coletados foram: Origem da Denúncia (Disque Direitos Humanos / Disque Denúncia / Ministério Público / Demanda Espontânea), Dados Sociodemográficos da Vítima, Dados sobre a Violência (tipo de violência / local onde ocorreu a violência / motivo ou causa da violência), Dados do Agressor Principal (tipo de agressor / agressor instituição / agressor pessoa física e caracteres sociodemográficos) e Desfechos dos casos registrados e as intervenções realizadas pelo CIAPVI/DPE.

Os números para denunciar a violência contra a pessoa idosa são: Disque 100 e Polícia Militar 190.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.