08 Março - 2024

Plateia lota Congresso Maranhense de Compliance, organizado pela OAB/MA

“É preciso envolver cada vez mais a sociedade, e eventos como esse proporcionam essa aproximação, nos programas de Compliance para que todos sigamos dentro das diretrizes de uma boa gestão, ética e integridade”. A fala é do presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, na abertura do Congresso Maranhense de Compliance, realizado nesta quinta-feira, 07 de março, para uma plateia com mais de 250 pessoas no auditório da Ordem.

A atividade reuniu mais de 20 palestrantes reconhecidos nacionalmente em 10 painéis com temas diversos: 'Integridade Jurídica: Estratégias de Compliance para escritórios de Advocacia e LGPD', 'Do Compliance à integridade: Impactos de programas de integridade nos negócios públicos e privados'; 'Desvendando verdades: Compliance e corrupção - impacto profundo dos processos investigativos e Due Diligence nos negócios públicos e privados', 'Elevando a maturidade de Compliance no Brasil: o impacto transformador das normas ISO 37.001 e ISO 37.301 em Organizações Públicas e Privadas,  entre outros.

“É um evento de conexões significativas, de muita troca de conhecimentos e aprimoramento. Espero que cada participante tire o máximo de proveito e que possamos proporcionar à advocacia ainda mais oportunidades por meio dos programas de Compliance”, afirmou Vivian Camargo, presidente da Comissão de Compliance e Boas Práticas.

Diversas autoridades prestigiaram a abertura do Congresso Maranhense. Dentre elas: o Procurador Geral do Estado, Valdênio Caminha; o Controlador Adjunto do Município de São Luís, Cristiano de Sousa Leão, representando o prefeito de São Luís; o Diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Ednarg Fernandes Marques, representando o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o Superintendente da Controladoria Geral da União, José Antonio Freitas; a Assessora Técnica em Compliance e Proteção de Dados do Porto do Itaqui, Thaís Durans Abreu; o secretário do Tribunal de Contas da União, Leandro Fonseca; o Superintendente da Controladoria Geral da União, José Antonio Freitas; o Conselheiro Federal da OAB/MA, Daniel Blume; a vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa; além de Conselheiros Estaduais e diversos presidentes de Comissões.

Nomes reconhecidos como Giovani Saavedra, presidente de Asssociação Brasileira de Auditoria de Riscos de Compliance, Juliana Nascimento, Executive Sênior KPMG, e Teresa Nina, Compliance Officer do Porto do Itaqui, ministraram a palestra de abertura com o tema: 'Compliance – Governança Corporativa, Ética e ESG'.

A vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, e a vice-diretora da Escola Superior de Advocacia, Lilianne Saraiva, fizeram parte da mesa intitulada 'Integridade Jurídica: Estratégias de Compliance para escritórios de Advocacia e LGPD'. Com elas, a advogada e integrante da Comissão de Direito Digital, Edmée Maria Leite Froz, e como debatedor, o advogado Rubens Vilhena, da Comissão de Compliance.

A advocacia maranhense, por meio dos presidentes e integrantes de Comissões, em um total de 20 pessoas entre advogados e advogadas integraram os painéis ora como presidentes, ora como debatedores.