21 Janeiro - 2021

COLÉGIO DE PRESIDENTES DE COMISSÕES DA OAB MARANHÃO DEBATE LINHA DE ATUAÇÃO EM DEFESA DA ADVOCACIA E DA SOCIEDADE

O sistema OAB se constrói através do trabalho de muitas pessoas que operam nas mais diversas vertentes. E uma das principais delas é a atuação das Comissões. Pensando na importância das atividades desenvolvidas por cada um desses órgãos de assessoramento é que a Seccional Maranhense da Ordem, através da Coordenadoria de Comissões, realizou o Colégio de Presidentes de Comissões ao longo desta quarta-feira, 20 de janeiro.

"As Comissões são o braço da Ordem junto à advocacia e à sociedade. Responsáveis por planejar e realizar as mais diversas ações para atender os anseios de cada advogada, advogado e dos cidadãos. Nesse ano, a advocacia e a sociedade esperam muito mais da OAB. Eu sempre digo que a Ordem e seu conselho têm uma missão política, administrativa e de representação. Mas é por meio das Comissões que a Seccional atua junto à advocacia e à sociedade. Por isso, o papel que cada um dos senhores e das senhoras exerce é essencial para que a OAB tenha a respeitabilidade, credibilidade e a confiança de todas e todos”, colocou o presidente da Seccional, Thiago Diaz.

O evento ocorreu em formato híbrido (presencial e on-line) e objetivou fomentar a troca de experiências, discussões e conhecer mais sobre a realidade do andamento dos trabalhos de cada Comissão. Através do Colégio, será possível realizar um planejamento mais alinhado e estratégico para 2021, com ações pensadas para a advocacia e a toda a sociedade.

Para o presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Moreira Serra Jr., ganha a sociedade e a Ordem com eventos desta magnitude. “É uma inovação, e aí é que tá a importância da execução de um efetivo planejamento rumo a socializar e tornar a Ordem mais presente ao lado do cidadão pelos seus serviços. Isso é extremamente importante, por que a cada dia que passa a sociedade requisita e precisa da presença da OAB. Está de parabéns o presidente Thiago Diaz e toda sua administração por ter esta visão te tornar a OAB Maranhão esta instituição que possa executar um planejamento que venha contribuir na transformação de nossa sociedade”, afirmou.

A presidente da Comissão Nacional e Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Deborah Cartágenes, avaliou como sendo de extrema relevância o Colégio de Presidentes de Comissões. “Muito importante e enriquecedor esse Colégio de Presidentes de Comissões da OAB Maranhão na medida em que pudemos planejar e delinear as ações a serem executada ao longo desse ano. Parabenizo aqui o presidente Thiago Diaz e toda sua diretoria por esta iniciativa”, frisou.

“É fundamental essa reunião na medida em que nos permitiu traçar nossas estratégias de atuação para 2021. Com isso, ganha a advocacia, a sociedade e a OAB Maranhão que fica mais fortalecida na defesa dos direitos dos cidadãos e cidadãs maranhenses”, pontuou a presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Cacilda Martins.
Durante a cerimônia, os representantes das Comissões (presidentes, vice-presidentes e secretários), puderam falar sobre a atuação de suas atividades, principais destaques e demandas, apresentação do Diretor-Geral da ESA, Antônio Gaspar, deliberações e alinhamentos sobre o calendário e agendamento de cursos e eventos acadêmicos para 2021.

Para a Secretária Geral da Ordem, Ananda Farias, as Comissões abrem espaço para todas e todos, proporcionando um amplo compartilhamento de conhecimento nas mais diversas áreas do Direito. “Eu digo que o melhor de tudo na OAB é que tem espaço e sol para todo mundo. Vocês, presidentes, vice-presidentes e secretários de Comissões, fazem aquilo que, nós, enquanto diretores não podemos fazer, que é motivar a entrada de novos colegas. As Comissões têm a cara de grandes líderes, o impulso e a força de quem está as direcionando”, expressou a Secretária-Geral da Ordem.

O momento também serviu para traçar metas de comunicação interna e externa que favoreçam o trabalho das comissões em defesa da sociedade. Houve ainda um debate sobre Trâmites dentro da Instituição e divulgação do calendário de atividades 2021 da Ordem.

A Coordenadora de Comissões e presidente da Comissão de Política Penitenciária, Ana Karolina Carvalho, foi quem idealizou o evento. Em seu discurso, ela enfatizou o objetivo do Colégio e apresentou as funções da Coordenadoria de Comissões. “Hoje será um dia de troca de experiência e conhecimento para que possamos elaborar todos os trabalhos que vocês desenvolverão para a advocacia e a sociedade. A Coordenadoria de Comissões oferecerá todo o suporte para que as atividades se deem da melhor forma, ordenada e em conjunto”, pontuou a Coordenadora.

O Diretor-Tesoureiro da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, trouxe mais detalhes sobre o papel das Comissões e parabenizou o trabalho realizado pelos presidentes. “Se essa Casa, hoje, tem vida, atividades e é reconhecida diferente diante da advocacia e da sociedade, é graças ao trabalho das Comissões. Nós temos como presidentes de Comissões com perfis dos mais variados tipos: jovens advogadas e advogados, profissionais mais experientes, aqui não há qualquer distinção. Aquele que quer contribuir pela Casa, a Casa estará de portas abertas”, destacou Kaio Saraiva, que falou ainda sobre a evolução da Seccional no que diz respeito à estrutura ao longo dos anos da atual gestão.

O I Colégio de Presidentes da OAB/MA seguiu todas as normas de segurança contra o coronavírus. O plenário suportou a quantidade de pessoas permitida. Os representantes das Comissões que não puderam estar presente presencialmente, participaram da solenidade por meio virtual. Na Seccional Maranhense, há mais de 80 Comissões atuando cotidianamente para a defesa dos interesses dos cidadãos, das advogadas, advogados, contribuindo para uma vida mais justa e democrática a todas e todos.

“As comissões da OAB Maranhão têm tido um papel fundamental na aproximação da Ordem com a sociedade. Atuam nos mais diversos campos; intermediando conflitos, capacitando advogados e conscientizando cidadãos sobre os seus direitos nas mais diversas áreas como Violência contra a Mulher, Consumidor, Diversidade Sexual, Previdenciário, Penitenciário, Orientação Jurídica, Direitos Humanos”, finalizou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.