15 Outubro - 2021

COMBATE À POBREZA MENSTRUAL: OAB/MA PARTICIPA DA PRIMEIRA ENTREGA DE ABSORVENTES DESTINADOS A MENINAS DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS

Somando forças à luta contra a pobreza menstrual, a OAB Maranhão, através da Comissão da Mulher e da Advogada (CMA), participou da primeira entrega de absorventes para estudantes da rede pública estadual. A distribuição iniciou na manhã desta sexta-feira, 15/10, no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, localizada no bairro do Coroadinho, pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Ao todo, a medida visa alcançar, aproximadamente, 163 mil meninas matriculadas em escolas da rede pública estadual, nos 217 municípios maranhenses. Serão distribuídos oito absorventes higiênicos por mês para cada estudante, totalizando 1,3 milhão de itens distribuídos mensalmente, por um período de 12 meses.

“Desde o mês de março, nós trouxemos o debate da Pobreza Menstrual para a OAB. A Ordem se coloca à disposição da Secretaria de Educação e de todas as escolas para discorrermos que isso se trata de uma questão de saúde pública. É preciso promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. E isso deve começar na escola”, discursou a presidente da CMA, Tatiana Costa.

A advogada Fabrynn Coimbra, coordenadora de conteúdo jurídico da Comissão, também falou da relevância do combate à pobreza menstrual. “A problemática da pobreza menstrual é internacional. Nós, enquanto OAB, enquanto CMA, viemos corroborar com a luta da causa feminsta do mundo. É uma questão não só de saúde pública, mas de dignidade humana. Está na Constituição Federal”, pontuou.

Na oportunidade, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, enfatizou que a luta contra a pobreza menstrual no Maranhão é realizada por um conjunto de instituições, e a presença de cada uma delas no evento é uma prova disso.

“A presença da advogada Tatiana Costa e de cada representante da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Maranhão, assim como de todas as instituições que estão aqui, demonstra que essa não é uma luta de pessoa só, é uma luta de várias pessoas e instituições. Por determinação do Governo do Estado, vamos combater esse problema que coloca em risco a saúde física e mental de meninas e causa a evasão escolar”, explicou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

No fim do evento, a Comissão aproveitou para ter uma conversa rápida com as estudantes e reafirmou o compromisso da OAB em defesa dos direitos de cada uma delas.

Além da Ordem Maranhense, representada pela CMA, através de sua presidente Tatiana Costa, e das membros, Fabrynn Coimbra, Maria de Ribamar e Joertha Marques, participaram da entrega, mulheres representantes da Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado da Mulher.