16 Setembro - 2019

COMISSÃO DE DIREITO DAS FAMÍLIAS DA OAB/MA PRESTA ORIENTAÇÃO JURÍDICA EM AÇÃO SOCIAL NA PARÓQUIA SANTA PAULINA

No último sábado(14), a OAB Maranhão, por intermédio da Comissão de Direito das Famílias, participou de uma ação social realizada pela Paróquia Santa Paulina (no Residencial Pinheiros) prestando orientação jurídica nas áreas do Direito das Famílias, Direito Civil, Direito Previdenciário e Direito Trabalhista.

Na oportunidade, um grupo de 20 jovens advogadas e advogados dispôs de sua manhã de sábado para a prática de uma advocacia social e humanitária levando não só a parte jurídica, mas proporcionando também momentos de lazer, descontração e interação com crianças, jovens e idosos que participaram da atividade. “Além de a gente proporcionar uma melhor qualificação para os nossos advogados, a gente também pensa esse lado social. Acho que todos nós temos esse papel de levar um pouco de conhecimento a sociedade, sobretudo, às comunidades que são mais carentes nesse tipo de informação”, destacou a presidente da Comissão de Direito das Famílias, Teresinha Marques.

A atividade contou ainda com uma palestra para os presentes sobre alienação parental e guarda compartilhada proferida pela presidente da Comissão de Direito das Famílias da OAB/MA, Teresinha Marques, e pela psicóloga Nilma Maria Cardoso Ferreira. “É muito importante e interessante pra gente da comunidade essa presença da OAB. Assim como eu muitas pessoas estão tirando suas dúvidas sobre questões jurídicas. A OAB Maranhão está de parabéns por oportunizar esse atendimento à população”, destacou a dona de casa Neuliza Cardoso Nascimento.

Durante a ação foram ofertados além do atendimento jurídico pela OAB Maranhão, serviços médico e odontológico, orientação nutricional, teste de glicemia, aferição arterial (PA) e teste de bioimpedância, estética, recreação para as crianças e aula de zumba, por uma equipe do Instituto Florence e por profissionais da área da saúde e de recreação ligados à Paróquia Santa Paulina. 

“É louvável a iniciativa da OAB de ir onde as pessoas mais necessitadas estão precisando. Nós, na nossa linguagem cristã católica, fala de uma igreja em saída. E a OAB é hoje, uma instituição em saída, ou seja, que não fica presa apenas dentro de seus muros, mas ela vai onde o povo está. Por isso, nós agradecemos a parceria com a OAB Maranhão por oportunizar esse momento de alegria para os moradores de nossa Paróquia”, destacou a Coord. do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), Conceição de Maria Hilluy Rocha.

A ação social contou ainda também com a parceria do Instituto Florence e reuniu cerca de 100 profissionais, paroquianos, voluntários. “Eu veja a nossa participação em ação social, como uma oportunidade de dividir conhecimento. Pois na maioria das vezes, nos limitamos a atender nossos clientes. E ao participar de momentos como este, é uma forma de mostrar para todos o papel da OAB. Nós temos a nossa sede, temos o nosso reconhecimento, mas a nossa participação na sociedade, precisa ser afirmada todos os dias e são ações como essas que nos fazem mostrar quem é a OAB e para que e pra quem ela serve”, pontuou a jovem advogada militante no Direito das Família, Tiza Medeiros.

De acordo com o pároco e coordenador geral da ação social, Valdenir Tadeu, outras atividades já foram realizadas no bairro, mas o diferencial dessa foi o atendimento jurídico. “É um prazer enorme realizar o bem sem olhar a quem. É a primeira ação social em parceria com a OAB, por isso temos desta vez orientação profissional na área jurídica, além disso, temos a estética com a equipe da Hinode, trazidos pela OAB, que está sendo muito procurada. Estamos fazendo um trabalho em conjunto com a OAB, Instituto Florence, Associação de Moradores, voluntários, e a igreja está aberta para todos".

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.