15 Setembro - 2017

COMISSÃO DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA DA OAB/MA LEVA INFORMAÇÕES SOBRE SISTEMA PRISIONAL E DIREITOS HUMANOS PARA ALUNOS DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO

As dificuldades e avanços no sistema prisional maranhense, o enfretamento às dificuldades no dia a dia do advogado criminalista, o respeito ao ressocializando e a certeza de que ressocialização não existe sem educação foram alguns pontos da conversa que a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/MA, Ana Karolina de Carvalho Nunes, teve com alunos do 3º ano do Colégio Universitário – COLUN, na manhã de hoje, 15/09, no Espaço AMEI, no São Luís Shopping.

Convidada pela professora Raquel Pires Costa, para falar sobre Sistema Prisional e Direitos Humanos, a representante da OAB Maranhão, encantou aos alunos que se fizeram presentes ao narrar fatos, expor situações do sistema prisional, apresentar elementos de uso dos presos e também observar a importância do respeito aos direitos de todos.

“É muito bom e fácil quando você fala daquilo que você gosta. Principalmente para jovens. Questões importantes sobre a advocacia criminal foram apresentadas para eles. Destaco aqui a questão da ressocialização. Acredito que a educação no seio familiar é o caminho para um mundo com menos presos. O respeito ao próximo, um bom dia, um com licença, um muito obrigado, já contribuem bastante para uma sociedade mais humana. Não se pode ressocializar quem nunca foi educado”, colocou Ana Karolina.

O diálogo com os estudantes faz parte do Projeto Olhares Interdisciplinares: desenvolvendo as competências leitora e escritora dos alunos dos Terceiros anos do Colégio Universitário da UFMA, desenvolvido pela professora Raquel Pires e tem por objetivo estimular a produção textual entre os futuros profissionais. “A ideia é estimular os nossos alunos a escreverem sobre os mais variados temas. Para isso, eles precisam de conteúdo como o que foi apresentado hoje, pela Ana Karolina Carvalho, e que vem instigá-los a pensar e desenvolver sua produção textual”, frisou.

O projeto, que foi desenvolvido ao longo de toda a semana, contou também com a palestra “Democracia, corrupção e violência no capitalismo brasileiro”, ministrada pelo Professor Saulo Pinto Siva, do Departamento de Economia da UFMA, nos dias 11 e 14 de setembro.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.