09 Agosto - 2022

CONQUISTA PARA ADVOCACIA: CAXIAS SERÁ POLO DE APLICAÇÃO DO EXAME UNIFICADO DA ORDEM

O Conselho Federal da OAB atendeu o pedido do Conselho Seccional Maranhense da OAB e realizará, a partir da 36ª edição, o Exame Unificado da Ordem na Subseção de Caxias, que será divulgado no final de agosto.

“Essa é mais uma conquista para o projeto de interiorização da advocacia maranhense nesta gestão. Essa conquista demonstra que estamos atentos às necessidades dos profissionais para buscar melhorias”, comemorou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

O pedido foi oficializado pelo presidente da Coordenação Nacional do Exame Unificado da Ordem, Celso Barros Coelho Neto, ao Diretor de Mercado da Fundação Getúlio Vargas, Sidnei Gonzalez. “A região apresenta um número expressivo de bacharéis em Direito e fazer da Subseção um polo de aplicação de provas é reforçar as melhorias contínuas para a advocacia que presta o Exame”, afirmou Celso Barros.

Para a presidente da OAB Subseção Caxias, Amanda Glauca, a advocacia da região passa a ter maior comodidade e tranquilidade para a realização da prova. “Era um desejo, um projeto antigo da advocacia da região que, hoje, está bem próximo de ser concretizado. Vamos ajudar não somente Caxias, mas também a região. Os alunos não vão precisar se deslocar mais para São Luís”, afirmou.

A solicitação para a realização do Exame Unificado da Ordem partiu da Conselheira Estadual de Caxias, Francisca Meire Silva Sousa, em abril de 2022, junto ao Conselho Seccional, que aprovou por unanimidade o pedido.

Sobre a aplicação do Exame da Ordem no Maranhão

Atualmente, o Exame da Ordem no Maranhão é aplicado em duas cidades: São Luís e Imperatriz. A aplicação das provas que habilitam o exercício da advocacia pelos profissionais em Caxias traz benefícios também para a advocacia das cidades de Bacabal, Codó, Pedreiras e Presidente Dutra, todas com Faculdades de Direito em funcionamento.

Distância geográfica

De acordo com a Conselheira Estadual, Francisca Meire, outra justificativa para a realização do Exame na cidade se dá também pelo encurtamento geográfico entre Caxias e as cidades já relacionadas na matéria. A distância de todas essas cidades para São Luís é de 360 km (Caxias), 254 km (Bacabal), 310 km (Codó) e 218 km (Pedreiras). “A maior distância dessas cidades para Caxias é de 194 km. Não podemos mais deixar de pautar esse debate. É hora de interiorizar o Exame de Ordem nas Subseções”, finalizou a Conselheira.