05 Dezembro - 2023

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O II FÓRUM ZUMBI DOS PALMARES: RESISTIR, LUTAR PARA ALCANÇAR

A OAB/MA, por meio da ESA/MA, da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, realizará o II Fórum Zumbi dos Palmares: resistir, lutar para alcançar. A programação iniciará às 14h do dia 7 de dezembro, no auditório da OAB/MA.

Com inscrições gratuitas e carga-horária de 8h, o Fórum será uma grande oportunidade para estimular a consciência sobre a luta e resistência do povo preto, assim como avaliar as injustiças históricas e a responsabilidade que todas e todos têm em construir um futuro mais justo, com medidas reparatórias das consequências da escravidão.


PROGRAMAÇÃO

14h - CREDENCIAMENTO

15h - MESA DE ABERTURA

15h30 - Painel 1: A DOR TAMBÉM TEM COR - Descolonizando a saúde e a existência de corpos pretos

A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: Vulnerabilidade sanitária e o desafio da inclusão

Palestrante: SILVIA LEITE - Assistente Social; Mentora do Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher SAEEM - Socorrão II.

VIDAS INVALIDADAS: Saúde mental de negros e LGBTQIAP+

Palestrante: LUARA MATOS - Psicóloga clínica e escolar; Especialista em Diversidade & Inclusão; Co-fundadora da comunidade Pense Minha Cor; Membra da ABRASME MA; Membra do ANPSINEP MA; Co-fundadora do Coletivo Atlântico Negro.

Debatedor: JACKSON - Advogado; Especialista em Direito Trabalhista, Recurso de Revista para o TST e Direto à Moradia; Representante Estadual da Associação Nacional da Advocacia Negra – ANAN; Membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil OAB/MA e Membro da Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 16º Região.

Mediadora: RAIMARA CUNHA
Advogada Criminalista.

16h40 - Painel 2: FACES DA IN(JUSTIÇA): Uma perspectiva de raça e etnia no ramo do Direito.

PROTEÇÃO JURÍDICA DOS POVOS DE TERREIRO
Palestrante: ALDA FERNANDA BAYMA - Advogada; Professora Universitária; Mestre em Direito; Especialista em Famílias e Sucessões; Presidente da Comissão Liberdade Religiosa OAB/MA; Membro da Comissão Famílias e IBDFAM/MA.


VIOLÊNCIAS CONTRA TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS E TRADIÇÕES COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO RACISMO

Palestrante: SOCORRO GUTERRES - Professora licenciada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional; Educadora popular; Ativista do Movimento Negro e de Mulheres Negras; Integrante da Coordenação Executiva da Rede de Mulheres Negras do Maranhão; Secretária adjunta da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Presidenta do Conselho Estadual de Igualdade Racial do Maranhão.

FRAUDE À COTA DE GÊNERO: Eficácia, proporcionalidade da sanção e efetivação das políticas de cotas raciais

Palestrante: YURI COSTA - Doutor em História; Professor; Vencedor do Prêmio Innovare; Defensor Público Federal; Atualmente Membro do Grupo de Trabalho Políticas Etnorraciais e do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Equidade Racial do Conselho Nacional de Justiça.

Debatedora: SÂNYA AQUINO - Advogada; Especialista em Direito Eleitoral, Trabalhista e Previdenciário; Membro da CVENB OAB/MA, da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA e da Comissão da Mulher Advogada OAB/MA; Membro do IAB; Membro do BSL; Impulsionadora e Mentora de Lideranças Femininas e Negras; Jornalista e Palestrante.


Mediadora: ENILSON SIQUEIRA - Advogado; Membro da Comissão da Verdade e Escravidão Negra no Brasil da OAB/MA.

18h - Ato de Posse Oficial dos Membros da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil

18h30 RODA DE CONVERSA - Negros em cena!

Padrões de Beleza Negra - KELLEN

LGBTfobia e o Racismo - CARLOS PIMENTEL - Jurista; Especialista em Direito Criminal e Antidiscriminatório; Membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra, da Comissão da Diversidade sexual e de Gênero e da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA.

O Empreendedorismo como caminho da dignidade na vida de pessoas negras

Educação antirracista - Debatedora: MARGARETH ARGEMIRA - Advogada; Especialista em Direito Penal e Processo Penal Militar; Secretária-geral da ABRACRIM - Mulher do Maranhão e da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão – CVENB OAB/MA.

Mediadora: DERLIANE SANTOS - Advogada criminalista; Membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão da Verdade da OAB/MA; Militante do Movimento Negro Unificado -MA e Pesquisadora.

20h - COQUETEL E APRESENTAÇÃO CULTURAL

21h - ENCERRAMENTO

Serviço

O quê: II Fórum Zumbi dos Palmares - Resistir, lutar para alcançar
Quando: 07 de dezembro
Horário: 14h às 21h
Local: Auditório da OAB/MA
Inscrições: site da ESA/MA
Organização: OAB/MA, ESA/MA, Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, Comissão de Promoção da Igualdade Racial

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.