08 Junho - 2018

OAB-MA PRESENTE NA SOLENIDADE DE POSSE DO NOVO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO

Em uma solenidade realizada na tarde da última quinta-feira, 08/06, no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, tomou posse como Defensor Público-Geral do Estado do Maranhão, Alberto Pessoa Bastos. A diretora tesoureira da OAB Maranhão, Deborah Porto Cartágenes, esteve presente na solenidade, compondo a mesa junto com outras autoridades públicas.

O novo defensor público-geral disse que uma das prioridades no biênio é reformular o atendimento a pessoas que procuram a instituição. Hoje, o procedimento padrão é encaminhar a ação judicial, mas a decisão nos tribunais pode levar muito tempo. A ideia, portanto, é priorizar os acordos entre os que se sentem prejudicados e a outra parte.

“A nossa ideia é que, na primeira vez que a pessoa for à Defensoria, a gente já marque uma audiência de conciliação. Caso se frustre essa tentativa, a gente ingressaria com a ação judicial”, explicou Alberto Pessoa Bastos.

O novo Defensor público-geral do Estado ficará à frente da DPE durante o biênio 2018/2020. Werther Lima, que transmitiu o cargo para Pessoas Bastos, fez uma avaliação positiva do biênio em que ocupou o cargo. “Num período de crise política institucional, nós tínhamos que fazer mais com menos”, disse, citando, entre outras realizações, a inauguração de novos núcleos e sedes, além da nomeação de 34 novos defensores públicos.

Na mesma solenidade, foram empossados ainda o Subdefensor-geral Gabriel Furtado Soares, e o Corregedor-geral da DPE, José Augusto Gabina de Oliveira.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.