14 Agosto - 2019

OAB Maranhão solicitará ao Tribunal de Justiça criação da 2ª Vara de Interdição, Sucessão e Alvará de São Luís

Na tarde de ontem, 13, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Diego Sá, acompanhados do presidente da Comissão de Assistência e Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Everardo Júnior, estiveram reunidos com o juiz titular da 1ª Vara de Interdição, Sucessão e Alvará, Hélio de Araújo Carvalho Filho, para averiguar o número de processos que tramitam na Vara, localizadas no Fórum de São Luís.

Na oportunidade, os representantes da OAB Maranhão averiguaram junto ao juízo, que tramitam, hoje, na Vara de Sucessões de São Luís um volume aproximado de 4 mil processos, em sua maioria muitos complexos e que demandam um certo tempo para o julgamento, foi levantado ainda também que há uma distribuição de 130 processos por mês para a Vara.

“Estamos preocupados com o grande volume de processos aqui na Vara de Sucessões, o que causa perda tanto para a advocacia, quanto para a sociedade. Assim, estaremos solicitando junto ao Tribunal de Justiça a criação e instalação da 2ª Vara de Sucessão, como forma de contribuir para a celeridade dos julgamentos”, afirmou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Intermediador da reunião, o presidente Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Diego Sá, observa a importância da criação da 2ª Vara para a economia de São Luís. “A criação e instalação da 2ª Vara de Sucessão e Interdição é um sonho antigo da classe e uma prioridade da atual gestão, pois além de beneficiar a advocacia e os jurisdicionados, o grande volume de processos acumulados na Vara, sendo julgados de forma célere, injetarão recursos na economia da cidade beneficiando a todos”, observou.

O juiz Hélio de Araújo Carvalho Filho foi titularizado na unidade judicial em 2018, e desde então, tem trabalho no sentido de dá maior vazão aos julgamentos de processos. “Tenho buscado meios alternativos nas soluções para esses conflitos, pois há muitas brigas familiares e um mau entendimento. São processos complexos e demorados e que demandam um estudo maior”, explicou.

A OAB Maranhão marcará um reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão para expor a situação e solicitar a criação e instalação da 2ª Vara de Interdição, Sucessão e Alvará como forma de melhor atender a advocacia e os jurisdicionados da Grande Ilha.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.