30 Novembro - 2023

OAB/MA ENCERRA O MÊS NOVEMBRO COM AÇÕES QUE FORTALECEM A POPULAÇÃO NEGRA DO ESTADO 

Com o objetivo de promover reflexões profundas sobre a história, cultura e lutas do povo negro, a OAB Maranhão, por meio da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, integrou uma série de ações voltadas ao Novembro Negro. Das salas de aula à mídia televisiva, a Ordem engajou discussões importantes sobre a riqueza e a herança afro-brasileira, assim como o combate ao racismo. 

“Cada atividade desempenhada buscou contribuir para a compreensão e o reconhecimento da importância da Consciência Negra, assim como para a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, comunicou a presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil,  Marcela Tavares.

Para a integrante da Comissão, Erika Verde,  “cada ação representa um compromisso com a valorização da diversidade e a conscientização sobre a luta contra o racismo estrutural. Agradecemos a todos os que nos acolheram e permitiram que esses debates e celebrações acontecessem", acrescentou. 

Confira as atividades desenvolvidas pela Comissão:  

9 de Novembro - Escola Lúcia Chaves: No dia 9, na Escola Lúcia Chaves, as advogadas Marcela Tavares, Érika Verde e Margareth Almeida tiveram o privilégio de participar de uma roda de conversa enriquecedora com os alunos, discutindo temas vitais como injúria racial, racismo e trabalho análogo à escravidão após a exibição do filme "Pureza". 

14 de Novembro - Universidade Ceuma - Evento "MULHERIDADES": O evento buscou uma pauta relevante para o Mês da Consciência Negra, no qual a contribuição da Comissão da Verdade focou-se na saúde da mulher negra e do trabalhador brasileiro, desmistificando estigmas relacionados à saúde mental. 

17 de Novembro - Seminário Estadual de Diversidade e Antidiscriminação: Participação da advogada Margareth Almeida na Conferência Estadual da Advocacia Negra. Na oportunidade, foram discutidas pautas sobre igualdade racial e a atuação da advocacia no contexto afrodescendente. 

20 de Novembro - Neste dia significativo, a Comissão da Verdade esteve ativa em múltiplos eventos: 

 - CE João Evangelista Serra dos Santos: Na CE João Evangelista Serra dos Santos, a Comissão teve a oportunidade de compartilhar conhecimento com os alunos do ensino médio, celebrando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em conformidade com a Lei n° 11.645/08.

No programa Band Mulher, a Comissão destacou a importância do Dia da Consciência Negra, da valorização, da educação e da representatividade da mulher, especialmente da mulher negra. 

Mostra Cultural ‘Um Olhar da Negritude’, no Colégio Barjonas Lobão, a Comissão explorou a música preta brasileira e a influência afro, como costumes, culinária, literatura e artes. Além disso, a OAB/MA celebrou a diversidade como patrimônio, acompanhou o desfile dos alunos e a venda de tranças afro, biojoias e ecobags.

Participação no 15º Desfile Afro Pedra Rara e Lançamento do Bloco e Banda Pedra Rara - ICSPR: Celebração da cultura afro-brasileira.  

24 de Novembro - Evento Afrocentralidade: Heranças e Contribuições: Participação ativa no evento promovido por Pretas no Mercado, focado na avaliação das políticas públicas para a comunidade negra Ludovicense, visando compreender e avaliar as ações em curso. 

Entrevista para Agência Tambor - Tema: Mulheres Negras e Padrão de Beleza: Contribuição para a discussão sobre os padrões de beleza das mulheres negras, destacando desafios e questões pertinentes. 

Conferência de Igualdade Racial em Salvador: Participação em debates sobre igualdade racial e suas implicações legais. 

18 e 19 de Novembro - Afropunk: Presença marcante no evento em que foram exaltadas a ancestralidade negra e a cultura afro-brasileira por meio de shows e cerimônias, uma verdadeira cerimônia de aquilombamento.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.