08 Março - 2024

OAB/MA LANÇA CAMPANHA EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER COM FOCO NA LUTA DA MULHER MARANHENSE

Em celebração ao Dia da Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, lança, oficialmente, nesta sexta-feira, 08/03, a partir das 19h, em sua sede, a campanha que homenageia a história da mulher maranhense e capacidade de cada uma delas em superar desafios. Intitulada “Quando a mulher maranhense desafia seus limites, ela muda a história de todas nós”, a mensagem da campanha incentiva a mulher a superar limites para avançar ainda mais.

Desafios inclusive aqueles vencidos pelas mulheres advogadas na própria composição do quadro das Seccionais da OAB. No Maranhão, por exemplo, o avanço das mulheres nos espaços de gestão da OAB/MA é para além de sua Diretoria, que traz em sua composição, a Vice-presidente, Tatiana Costa, e Diretora financeira, Mariana Berredo. Atualmente as advogadas maranhenses atuam em 50% dos cargos de gestão, ajudando a decidir os rumos da instituição, e integram também 50% das ações desenvolvidas pela instituição.

“A paridade é uma realidade em todos os nossos projetos e ações. Seguiremos trabalhando para que a instituição avance ainda mais em termos de democracia, participação e inclusão da mulher em espaços de decisão”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

“É um momento importante, de reconhecimento e valorização para a história de cada mulher, inclusive da mulher advogada. Ajudamos a construir a história dessa instituição com as nossas ações, ideias e projetos”, disse Nathusa Chaves, presidente da Comissão da Mulher e da Advogada.

Entre as mulheres que serão homenageadas na campanha está a advogada, in memoriam, Célia Linhares. Ela teve um papel importante na militância em prol da resolução dos conflitos fundiários no Maranhão. Além dela, a primeira romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis, e a cantora Alcione também terão suas trajetórias vitoriosas lembradas. “A campanha do Mês da Mulher deste ano nos traz a reflexão sobre a força da mulher maranhense e o seu poder transformador sobre a vida e rotina de todas as outras mulheres”, explicou Nathusa Chaves.

Na atual gestão de Kaio Saraiva, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, são várias as atuações em prol da mulher advogada. Dentre alguns destaques:

• Continuação da Campanha Advocacia Sem Assédio;
• Ações como proposituras de projetos de leis em prol de segurança da mulher nos coletivos de São Luís;
• Fortalecimento de Políticas em Defesa da Mulher;
• Atuação junto ao Tribunal Regional Eleitoral pela participação das mulheres nos espaços de decisões políticas e nas campanhas eleitorais;
• Campanha Agosto Lilás;
• Combate à violência com foco na Lei Maria da Penha;
• Agosto Dourado: incentivo à amamentação e estímulo a debates por meio da ESA e comissões sobre pautas femininas.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.