30 Julho - 2019

OAB/MA participa de Ação de Combate ao Assédio nos Terminais de Integração de São Luís

Com o objetivo de realizar um mapeamento sobre a questão do assédio sofrido por mulheres no sistema de transporte urbano de São Luís é que a OAB Maranhão, por intermédio das Comissões de Direitos Humanos e da Mulher e da Advogada, está participando de uma pesquisa nos terminais de integração de São Luís. A pesquisa é uma iniciativa do Projeto “Rumbora se Amostrar!” e acontece entre os dias 29/07 e 02 de agosto.

O projeto “Rumbora se Amostrar!” consiste na realização de um levantamento de indicadores sobre o uso da bicicleta em São Luís e Grande Ilha, realizado pelos coletivos Reocupa e Pedal das Minas SLZ, uma iniciativa da sociedade civil organizada, com apoio do Fundo Socioambiental Casa, em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação Oak, através do Programa CASA Cidades e tem por finalidade conhecer o Perfil do Ciclista e a demanda potencial de mulheres para o uso da bicicleta.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Maranhão, Vivian Bauer, “O Projeto “Rumbora se Amostrar!” apresentou à Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA a Ação de Combate ao Assédio nos Terminais de Integração de São Luís e, prontamente, nos colocamos à disposição para viabilizá-la. Unidas, estamos fazendo uma pesquisa com as mulheres que utilizam os transportes coletivos, levantando dados sobre o número de assédios e insegurança pública a que as mulheres estão sujeitas durante seu percurso diário” , pontuou.

Com a apuração dos dados, será feito um mapeamento do assédio, por meio de um recorte de gênero, onde poderão ser identificadas as vulnerabilidades que as mulheres estão sujeitas, para apresentação às autoridades responsáveis, objetivando melhorar o acesso das mulheres às cidades.

A pesquisa do Projeto “Rumbora se Amostrar!” busca também realizar um levantamento de indicadores para verificação de aspectos relacionados ao uso da bicicleta em São Luís e Grande Ilha, e assim possibilitar à sociedade instrumentos para a implementação e expansão da infraestrutura cicloviária.

Saiba como participar no site: www.rumboraseamostrar.com.br. Nele, é possível conhecer mais sobre o projeto e participar do questionário da pesquisa em que é possível se identificar como anônimo.

As ações estão ocorrendo no período matutino e vespertino e têm duração de 2 (duas) horas em cada turno; com início às 9:30 e encerramento às 11 h no turno da manhã e; no período da tarde das 14h30 às 17h, conforme o cronograma abaixo:

29.7 - Terminal Cohama

30.7 - Terminal Distrito Industrial

31.7 - Terminal São Cristóvão

01.8 - Terminal Praia Grande

02.8 - Terminal Cohab

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.