21 Agosto - 2017

OAB/MA RECEBERÁ MUTIRÃO PROMOVIDO PELA ONG “TAMO JUNTAS”

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, receberá no próximo dia 25 de agosto, o 1º Mutirão Tamo Juntas. O mutirão é foi concebido pela Organização “Tamo Juntas” e tem por objetivo divulgar o trabalho desenvolvido, que se manifesta, principalmente, pela prestação de assessoria multidisciplinar gratuita para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.

O mutirão ocorrerá durante toda manhã, com início às 8h, Instituto Vila Feliz, localizado na Avenida Carlos Augusto, nº 34, bairro Parque Jair. O evento pedagógico contará com a palestra “A efetividade no enfrentamento da violência contra as mulheres”, seguida de debate sobre o tema. Na ocasião, as participantes ainda receberão material informativo sobre a organização e a prevenção da violência contra mulher.

Para a advogada e presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/MA, Ana Karolina de Carvalho Nunes, representante da ONG no Maranhão, a realização do mutirão em São Luís significa o fortalecimento no enfrentamento da violência contra as mulheres. “Sabemos da realidade do nosso Estado nos casos de agressões às mulheres. A presença da “Tamo Juntas” aqui, com esse Mutirão, tem por objetivo prevenir e combater a violência doméstica, conscientizando a sociedade em geral para esta realidade”, disse.

No Maranhão, a ideia do Mutirão é fortalecer também o coletivo feminino no combate à violência contra a mulher por meio da união e da participação também das comissões da Jovem Advocacia, da Mulher e da Advogada e a de Direito de Família da Seccional Maranhense da OAB. “Buscaremos a adesão ao máximo da classe e de outros profissionais que queiram ajudar nesse trabalho como médicas, psicólogas, assistentes sociais, além de profissionais da área da educação”, pontuou Ana Karolina.

A fundadora do Coletivo, a advogada atuante na Bahia, Laina Crisóstomo, estará presente no Mutirão em São Luís, junto com as Comissões da OAB/MA.

Tamo Juntas

O surgimento do “Tamo Juntas” se deu em Salvador, Bahia, em 2016, e foi motivado por uma publicação da advogada Laina Crisóstomo no Facebook. Em sua página pessoal, ela ofereceu assessoria jurídica para atender uma mulher vítima de violência doméstica por mês, gratuitamente. Logo após a enorme repercussão da publicação, ela ganhou o apoio de mais duas advogadas: Carolina Rola e Aline Nascimento.

A grande demanda pelos serviços prestados e a gravidade dos casos atendidos demonstrou a necessidade de oferecer uma atenção multidisciplinar. Foi assim que, a partir de um convite para que novas voluntárias se unissem, psicólogas, assistentes sociais e outras advogadas de todo o Brasil ofereceram serviços voluntários. Atualmente a ONG está presente de Norte a Sul do país, contando com 70 voluntárias, sendo 30 em Salvador.

A “Tamo Juntas” está nos seguintes Estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.