18 Julho - 2019

Programa “Diálogos pelo Direito à Educação” reuniu principais atores do sistema educacional na Subseção da OAB Bacabal

Na manhã de ontem, 17, e ao longo de toda a tarde, a OAB Maranhão reuniu, no auditório da OAB Subseção Bacabal, diversos personagens ligados ao processo educacional no Estado, para debater o enfrentamento dos problemas e desafios das políticas do setor educacional, por meio do Programa “Diálogos pelo Direito à Educação” que percorrerá todas as subseções da Seccional.

O Programa “Diálogos pelo Direito à Educação” da OAB Maranhão conta com o apoio do Conselho Federal, por meio da Comissão Especial de Direito à Educação, da Comissão de Defesa da Educação da Seccional e da Escola Superior da Advocacia (ESA/MA).

“A OAB lança essa campanha buscando dialogar e discutir os percalços enfrentados para termos mais qualidade na educação. Por meio deste evento, buscamos trazer luz a essa importante causa que também requer um olhar especial da nossa Seccional", enfatizou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Para o presidente da Comissão Especial de Direito à Educação do CFOAB, Thiago Carcará, o CFOAB não deixará de lutar pelo direito à educação. “O Conselho Federal da OAB não se furtará em discutir a efetivação do direito à educação. Hoje buscamos deixar um legado com a construção de uma agenda de discussão das principais temáticas inerentes e seus reflexos, em especial pela discussão sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e o Plano Nacional de Educação (PNE)”, ressaltou.

O “Diálogos pelo Direito à Educação” busca também mapear os problemas regionais definidos em uma agenda de ações estratégicas que contribuam com os sistemas municipais, buscando a qualidade e sustentabilidade da educação básica. Para o Professor, Conselheiro Federal pela OAB/MA e Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito à Educação do CFOAB, João Batista Ericeira, é necessário mobilizar a classe maranhense e outros municípios para o direito à educação. “Hoje tivemos várias autoridades envolvidas com a educação para simbolizar nossa preocupação. A OAB está se posicionando como defensora nesta importante data, um marco em prol da educação Nacional”, afirmou.

"Consideramos pertinente e democrático para a educação do Estado a iniciativa da OAB. Por isso o evento vem para somar e toda iniciativa como esta será sempre bem-vinda”, finalizou o Secretário-Adjunto de Educação do Estado, Daniel Plínio.

A presidente da OAB Subseção Bacabal, Andreia Furtado, parabenizou a iniciativa do CFOAB. “Gostaria de parabenizar a iniciativa do Conselho Federal e da OAB Maranhão em promover esse evento juntamente com os gestores da educação. Vale destacar que a valorização da educação é uma importante ferramenta estratégica de redução da pobreza e de inclusão social”, observou.

O evento se estendeu ao longo de toda a tarde de ontem, onde foi organizada uma roda de debates entre os participantes (professores, gestores municipais, estudantes), a fim de elaborar metas/ ações estratégicas para a busca de soluções aos problemas educacionais por eles elencados a nível regional.

Prestigiaram o evento também o Conselheiro Federal Yuri Correa, a Conselheira Seccional Marlúcia Viana, os palestrantes Jhonatan Almada, reitor do IEMA, professor Raimundo Palhano e o secretário adjunto de Educação do Estado do Maranhão, Daniel Plínio, além de membros da diretoria da OAB Subseção Bacabal, advogados que militam na região, dirigentes municipais da educação, conselheiros municipais da educação, representantes do Conselho do FUNDEB, representantes do Conselho da Alimentação Escolar, diretores escolares, diretoria da Unidade Regional da Educação do Estado do Maranhão (URE) e, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação.