18 Junho - 2021

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DO MEIO AMBIENTE: OAB/MA REALIZA PLANTIO DE MUDAS E LANÇA CARTILHA ON-LINE DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS PARA A ADVOCACIA

Com o objetivo de chamar a atenção da advocacia e da sociedade a respeito da importância de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis em todos os espaços, a OAB Maranhão lançou, oficialmente, a sua programação do Mês do Meio Ambiente, que está sendo executada por meio de um trabalho conjunto entre as Comissões de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Direito Marítimo e Portuário.

Na ocasião, foi realizado o Plantio de Mudas de Árvores nos espaços externos da sede da Seccional e também foi feito o lançamento da Cartilha On-line de Boas Práticas Ambientais para a Advocacia.

Logo no início do evento, o presidente da Ordem Maranhense, Thiago Diaz, parabenizou a iniciativa das Comissões e ressaltou a necessidade de promover uma ampla divulgação da cartilha aos mais diversos setores da sociedade como forma de contribuir para a vida da geração presente e das gerações futuras.

“Essa ação demonstra a importância de preservar o meio ambiente, que é essencial não só para as futuras gerações, mas para a geração presente. Nós somos os principais destinatários do meio ambiente ecologicamente equilibrado para que possamos ter desenvolvimento sustentável, sem prejuízos para o nosso planeta e a todos nós. Gostaria de parabenizar as nossas comissões pela iniciativa da ação e pelo lançamento da cartilha. É importante levarmos essas ferramentas de conscientização a todos os nichos. Precisamos divulgar essa cartilha nas escolas, universidades e demais instituições”, pontuou Diaz.

A Cartilha On-line de Boas Práticas Ambientais para a Advocacia é um projeto antigo das comissões, desenvolvido há algum tempo. É o que conta o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Carlos Victor Belo, informando ainda que o lançamento da Cartilha marca a abertura de trabalhos mais amplos das comissões.

“Esse é o pontapé inicial de um projeto mais amplo de certificar os escritórios de advocacia com o selo verde. Nós iniciamos esse projeto, lançando a nossa cartilha e com a expectativa de que, daqui pra frente, possamos ampliar os trabalhos para assim proteger nossos recursos naturais. A cartilha possui informações simples, mas que podem ser seguidas por todos os escritórios de advocacia. Gostaria de agradecer a presença de todos vocês”, discursou Victor Belo.

Para a presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Isabella Pearce, a ação da Seccional contribui com a conscientização tanto da advocacia quanto da sociedade a respeito da preservação do meio ambiente. “Meio ambiente não é uma entidade externa. Nós somos meio ambiente por fazermos parte desse planeta. Assim, preservar o meio ambiente significa preservar as condições que nos garantem a vida, a vida da nossa civilização. Eu acredito que a Ordem dos Advogados do Brasil, através de ações simbólicas como essa, está mandando um recado poderoso para a sociedade de que nós temos que nos preocupar com a nossa casa, pois é a única casa que nós temos”, expressou a advogada.

O evento contou ainda com a presença da presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Tatiana Costa; da presidente da Comissão de Direito das Famílias, Alynna Almeida; além de membros da Comissão de Defesa do Meio Ambiente.

A programação continua neste sábado (19) com a limpeza de trecho da Avenida Litorânea, a partir das 08h, com concentração na Praça de Lanches da Avenida Litorânea.

Acesse a Cartilha Online de Boas Práticas Ambientais para a Advocacia