19 Dezembro - 2017

RECONHECIMENTO: OAB/MA RECEBE DUAS IMPORTANTES HOMENAGENS PELO TRABALHO JUNTO AO SISTEMA PENITENCIÁRIO MARANHENSE

Por conta de um trabalho transparente, comprometido e de um bom diálogo desenvolvido junto a todos os órgãos que integram o Sistema Prisional maranhense e, sobretudo, voltado para as melhorias ao advogado criminalista, pelo respeito ao direito dos internos, seus familiares e funcionários que atuam no sistema Penitenciário do Maranhão, é que a Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/MA recebeu duas importantes homenagens esta semana.

Na tarde de ontem, 18/12, a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão, Ana Karolina de Carvalho Nunes, recebeu uma placa da Coordenadoria de Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF) do Tribunal de Justiça do Maranhão em reconhecimento à sua contribuição por melhorias no sistema prisional do Estado. Da mesma forma, na manhã de hoje, 19/12, a Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/MA teve sua atuação junto ao sistema prisional reconhecido pela APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, por seu trabalho para a consolidação das APACs no Maranhão.

“Fiquei muito honrada em receber essas homenagens pela implementação de melhorias no sistema prisional do Estado do Maranhão. Esse reconhecimento não é apenas para mim, mas para todos os membros que fizeram esse trabalho junto comigo e também para a atual diretoria da OAB Maranhão que sempre nos proporcionou todo o espaço e condições para desenvolvermos nosso trabalho”, destacou Ana Karolina de Carvalho Nunes, presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão.

A Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Seccional Maranhense tem, desde sua criação, desenvolvido várias ações importantes que garantiram, principalmente, a segurança dos profissionais em advocacia e os direitos dos detentos. Em seu segundo ano de atuação, a Comissão vem lutando pelo cumprimento, em tempo hábil, do alvará eletrônico, na defesa da instalação de plantões para a execução imediata dos alvarás eletrônicos, conquistando a instalação da Sala do Advogado na UPR São Luís, além melhores instalações da Sala de Estado Maior dentre outras conquistas.

Para o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, as comissões da OAB Maranhão têm um papel fundamental na aproximação da Ordem com a sociedade. “Parabenizo todos os integrantes da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, na pessoa da presidente Ana Karolina de Carvalho de Nunes, pelo excelente trabalho dentro do sistema prisional e por este reconhecimento. Nossas Comissões têm dentre outras funções, a tarefa de aproximar a sociedade maranhense da Ordem. É por conta desses serviços junto ao sistema prisional, que a OAB se evidencia cada vez mais como A Casa de Todos”, disse.

Vale apontar ainda, que este ano a Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão, por meio da presidente Ana Karolina de Carvalho Nunes, ministrou palestras educativas para alunos do terceiro ano do Colégio Colun sobre o sistema prisional maranhense e direitos humanos, que tiveram suas redações sobre o tema classificadas em primeiro e terceiro lugar no concurso de redação da Defensoria Pública da União. “Feliz demais com essas homenagens. Feliz por acreditar e saber que podemos realizar. Aproveito para agradecer o carinho das parceiras que nos ajudam e estimulam com esse trabalho a OAB, a SEAP, a APAC e a CPCP”, finalizou Ana Karolina.