04 Abril - 2023

NOTA DE SOLIDARIEDADE À DPE/MA E AO DEFENSOR PÚBLICO FERNANDO EURICO LOPES ARRUDA FILHO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Pinheiro, vem, por meio desta, presta sua total e irrestrita solidariedade à Defensoria Pública do Estado do Maranhão, sobretudo ao defensor público Fernando Eurico Lopes Arruda Filho que vem sofrendo ataques e pressões relacionadas à sua atuação na assistência às famílias que vivem e sobrevivem do lixão do município de Pinheiro.

O trabalho do defensor público Fernando Eurico em favor dos catadores de lixo pinheirenses é destaque na imprensa nacional, desde o final de 2021, quando o Fantástico, programa da Rede Globo, mostrou a triste situação, bem como as providências adotadas pela Defensoria e demais órgãos públicos no enfretamento desse problema. Neste mês de março, da mesma forma, a Record Nacional mostrou interesse em visitar a área do lixão e contar histórias vividas pelos catadores, com a intenção de despertar a necessidade e a urgência de cuidados com aquela gente, em especial as crianças.

Ciente do papel desenvolvido pela DPE/MA, por meio de seus defensores públicos, a OAB Subseção Pinheiro manifesta sua solidariedade e confiança no trabalho da Defensoria no município de Pinheiro em defesa na defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente, assim como das demais populações que vivem à margem de políticas públicas.

Pinheiro(MA), 04 de abril de 2023.

Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Pinheiro.