05 Setembro - 2023

OAB/MA: ADVOCACIA PRESENTE NAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS GERADAS NA EXPOEMA

A Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de suas Comissões, em especial a de Agronegócio, se faz mais uma vez presente na principal e maior Exposição Agropecuária do Maranhão (EXPOEMA). No estande organizado pela OAB/MA, integrantes de várias Comissões apresentam os serviços desenvolvidos que impactam no dia a dia da sociedade e aproximam o profissional da advocacia de um mercado que se consolida a cada dia, o Agronegócio.

“Aproximamos ainda mais a advocacia de um dos setores que mais crescem no país e no Maranhão, o Agronegócio”, afirmou o presidente Kaio Saraiva. Em 2022, a Ordem entregou a Carta da Independência aos organizadores da EXPOEMA com o objetivo de melhorar o setor agropecuário do estado. “Ao todo, foram apresentadas quatro sugestões ligadas à capacitação em Direito do Agronegócio, união institucional, criação de grupo de trabalho e de Varas Agrárias”, complementou o presidente.

De acordo com o presidente da Comissão de Agronegócio da Seccional, Emerson Macêdo, “as ações da OAB/MA continuam direcionadas à qualificação da advocacia para atuação junto ao Agronegócio, além de aproximar e apresentar ainda mais a OAB/MA a sociedade de uma maneira geral, pois a EXPOEMA reúne um grande público”, afirmou.

Presentes na abertura do estande da OAB/MA no Maranhão estavam: a vice-presidente, Tatiana Costa, representando o presidente Kaio Saraiva; o presidente do TED, Mauro Ferreira; representando a Comissão do Agronegócio, Raimundo Everardo Rodrigues Junior; o advogado  Arnon Afif; a presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral, Sarah Morais, entre outros.

Na abertura do estande foi ministrada a palestra “Da constitucionalidade do cercamento de áreas privadas situadas na Baixada Maranhense - Teoria Negativa da Baixada Livre”, por Celso Henrique de Carvalho Mendonça, advogado com várias qualificações e atuante junto ao Sindicato de Produtores Rurais de Viana - MA e da Associação de Produtores Rurais de Arari.

Ao longo da Exposição, a OAB/MA estará com palestras que envolvem temáticas atuais, orientações jurídicas com fins de estreitar o setor com a classe. A EXPOEMA movimentou, em 2022, cerca de R$ 200 milhões com a venda de animais, implementos, automóveis, máquinas e produtos agrícolas, além de aproximar um novo mercado que se abre para várias áreas de trabalho, como a advocacia e o agronegócio.